Como árvore de 80 anos e 60 toneladas foi transplantada em operação de 3 dias em SC
07/09/2025
(Foto: Reprodução) Árvore de 80 anos é transplantada em operação de 3 dias em SC
Uma árvore de 80 anos, 22 metros de altura e mais de 60 toneladas foi transplantada em uma operação que durou três dias e envolveu cerca de 15 profissionais em Blumenau, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina.
Segundo o arborista Flávio Mendes, a árvore pau-ferro foi replantada a apenas 30 metros de distância do local original, no mesmo terreno, por causa de um empreendimento que será construído ali. Os trabalhos terminaram na quinta-feira (4).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Ele destaca os números altos da operação e afirma que são raros os procedimentos com árvores desse porte no Brasil. Considerando a estrutura de ferro e o torrão (bloco de terra e raízes que acompanha a planta ao ser transplantada), a árvore pesa 67 toneladas, segundo Mendes.
Um guindaste de mais de 200 toneladas precisou ser usado para fazer a transferência, que foi autorizada pela Secretaria do Meio Ambiente de Blumenau, conforme a prefeitura (veja mais sobre o procedimento abaixo).
"Na questão de irrigação, para compactar o solo, foram quase 10 mil litros de água. Foram mais de 30 m³ de terra para poder plantar e, só de composto, foram 12 m². São números grandes", comenta.
🌳 O transplante de árvore consiste na retirada de uma árvore de seu local original, com torrão e raízes, para ser replantada em outro espaço, mantendo sua sobrevivência e integridade estrutural.
Árvore de 80 anos foi transplantada em Blumenau (SC)
Divulgação
Processo
Estudos de viabilidade, que começaram há mais de um ano, precisaram ser feitos para garantir o sucesso da operação. Especialistas analisaram a saúde da árvore, as condições do local de origem e de destino e a logística necessária para o procedimento.
LEIA TAMBÉM:
Final de semana tem alerta de 'perigo' para chuvas intensas em SC; veja previsão
Projeto para Contorno do Morro dos Cavalos em SC é protocolado em Brasília; veja proposta
Mais de 179 mil famílias de SC devem ser beneficiadas pelo programa 'Gás do Povo'
Em dezembro do ano passado, uma poda técnica removeu galhos secos ou em má formação. Depois, a árvore passou por um processo conhecido por “desmama”, em que parte das raízes é cortada para reduzir o estresse ao ser transplantada, mantendo apenas as estruturas essenciais para adaptação.
Na fase final, uma estrutura metálica foi instalada sob a base para manter intacto o torrão (bloco de terra e raízes que acompanha a planta ao ser transplantada).
Ao começar o transplante, a árvore foi estabilizada com cabos de aço, teve as últimas raízes cortadas e foi erguida pelo guindaste até o novo local, onde recebeu o estaiamento definitivo.
Árvore que passa por transplante está pronta para ser replantada em novo espaço
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias