Engenheiro, artesão e ex-guarda-vidas: Quem era o velejador que morreu após embarcação virar em SC
09/09/2025
(Foto: Reprodução) Engenheiro que morreu após veleiro virar em SC fez vídeos no mar antes do acidente
O velejador David Reiser, de 39 anos, que morreu após o veleiro dele virar em Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, era conhecido por amigos como um amante do mar.
Artesão e formado em engenharia de produção pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), tinha o oceano como parte essencial da rotina: era professor voluntário em um projeto de construção naval amadora, segundo a Associação Náutica de Itajaí (ANI), e trabalhou como guarda-vidas no litoral catarinense.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Velejador chegou a pedir ajuda após barco virar
Engenheiro fez vídeos no mar antes do acidente: 'Vamos ver se aguenta'
De acordo com a ANI, Reiser era um membro ativo nas atividades da associação. Lá ele aprendeu a construir embarcações. Profissionalmente, fazia móveis de madeira a partir de materiais reaproveitados.
Em agosto, ele celebrou nas redes sociais o primeiro lugar conquistado por sua equipe no 3° Festival Náutico de Navegantes. David também fazia aulas de natação e costumava compartilhar momentos dessa rotina com seus seguidores.
🖤Coração gigante
A nota da ANI cita que David era irreverente e tinha "um coração gigante". "Tudo isso fez dele um exemplo vivo de altruísmo, solidariedade e fraternidade".
"David foi daqueles homens raros, que se dedicam por inteiro em tudo o que fazem e assim chegou até a ANI. Entrou no projeto de construção naval amadora como aluno e, depois, tornou-se professor voluntário, compartilhando com generosidade e carinho todo o seu conhecimento e paixão que carregava em si", diz a nota.
O sepultamento ocorre nesta segunda (8) em Itajaí. Ele deixa esposa e filha.
David Reiser morreu após embarcação virar em Navegantes (SC)
Redes sociais/ Reprodução
Acidente
O engenheiro morreu após o veleiro dele virar em Navegantes, no sábado (6).
Em uma rede social, David chegou a registrar, em vídeo, um trecho do percurso. Nas imagens, ele aparece usando um rádio comunicador. Segundo a ANI, ele conseguiu avisar os colegas após a embarcação virar, mas já foi encontrado sem vida.
Colegas chamaram os bombeiros e auxiliaram nas buscas. O corpo foi localizado à noite, cerca de três horas após o início dos trabalhos.
Antes do acidente, ele fez vídeos dentro da embarcação. As imagens mostram o velejador com semblante tranquilo em meio às ondulações.
Engenheiro fez vídeos no mar antes da embarcação virar em SC
Redes sociais/ Reprodução
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias